29/03/09


Aqui está a primeira receita que me enviaram!
O Hugo é um amigo e cozinheiro amador de mão cheia!Espero que gostem da proposta culinária dele! Todas as receitas que ele me deu, e já foram algumas, deram certo. Receitas sempre deliciosas e muito originais!
Espero que apreciem!

Obrigado Hugo, espero continuar a receber receitas tuas!
Aqui vai:

Lasanha de Chouriço e Legumes

Pois bem caros amigos. Aqui vou escrever uma pequena receita que não tem nada de original mas que foi feita de cabeça, hehehe.
Um dia tentei fazer uma bolonhesa, mas a carne moída que comprei era uma grande bosta e cheia de gordura. Então um dia apeteceu-me fazer uma lasanha e resolvi comprar chouriço (1 pouco mole de preferência) pois não só tem um sabor mais intenso pois já vem temperado como fico a saber o que estou a comer.
Ora bem então que comece a receita. Infelizmente não vos por quantidades pois cozinho tudo a olho e a cozinha é feita também disso mesmo, da interpretação que o cozinheiro faz na hora. Os pimentos e a courgette não são essenciais mas para quem gosta aconselho. :-)

Ingredientes:

- Chouriço
- Cenouras
-cebola
- Alhos
- Cogumelos
- Pimentos (verde e vermelho)
- Courgette
-Aipo
- Tomate pelado
-Polpa de tomate
-Pimenta preta
- Orégãos
-Louro
-Vinho branco
- Folhas para lasanha
- Queijo ( pode ser parmesão, gran padano, 4 queijos, o que quiserem)
- Bechamel ou natas, como preferirem
- Passas sem semente/grainha.

Procedimentos:

Ora bem, primeiro começa-se por preparar o refogado. Deitando um poço de azeite aquecer a panela. Depois quando o lume estiver forte deitar a cebola picada y a cenoura cortada aos bocados ( que geralmente faço é cortar em rodelas e depois essas rodelas em 4 partes). Assim com o lume forte por uns segundos, a cebola ganha uma textura um pouco rija e não fica tão “papa”. Nesta fase costume deitar um pouco de louro e pimenta preta para que desde cedo se comece a puxar os sabores. Após tudo alourado, colocar os pimentos picados. Se o refugado começar a secar, podem colocar um pouco de vinho branco e tapem com a tampa da panela.
À parte preparar para um recipiente (porque vai tudo a triturar) o seguinte:

(1) Retirar o invólucro do chouriço e corta-lo em porções pequenas;
(2) cortar uns 2 talos de aipo que ajudará a dar um pouco de frescura ao sabor;
(3) Alhos ás rodelas
(4) Cortar tomate pelado (aqui há gente que sempre que usa tomate pelado junta um pouco de açúcar para cortar a acidez do mesmo) e juntar um pouco do liquido que vem na lata;
(5) Vinho branco. Desenganem-se que para cozinhar se deve usar vinho mau. Se o vinho for bom, a comida certamente ficará melhor. Mas se forem como eu em que o dinheiro não abunda la terá de ir um vinho de 1 ou 2€, lol;
(6) Juntar especiarias como pimenta preta, orégãos e se quiserem um pouco de tomilho;
(7) Geralmente junto um pouco de polpa de tomate para reforçar o sabor a tomate que adoro. Depois de isto tudo, eu como não tenho o 123, uso uma varinha magica e com cuidado para não sarapintar a cozinha toda trituro tudo.

Após esta aventura, há verter tudo para o tacho do refogado e juntar as passas que com o tempo se vão hidratar e dar um sabor ligeiramente açucarado contribuindo para que não haja monotonia no sabor. Colocar também os cogumelos cortados (prefiro frescos uma vez que o seu sabor é substancialmente mais intenso. No entanto também pode ser dos enlatados). Deixar apurar e quando começar a ficar com menos molho colocar uma courgette picada ao bocadinhos. É muito importante que este vegetal seja o ultimo a ser colocado uma vez que coze bastante depressa (em 10 minutos +-). Quando houver pouco de molho só, toca a apagar o lume e começar a preparar a nova etapa.
Agora há que preparar as folhas de lasanha. Eu geralmente já as compro feitas mas como vêm desidratadas tenho de as por em água quente por 10 minutos. O melhor é seguirem as instruções do fabricante. Quando estiverem prontas, preparar uma travessa em forma rectangular e untar com um pouco de azeite que é mais saudável que margarina ou manteiga. Agora é só começar a preparar a lasanha por camadas. Coloca-se a primeira folha ( se grande) ou duas ( se pequenas) e depois coloca-se um pouco de recheio por cima. É muito mportante que as folhas fiquem todas cobertas porque senão quando estiverem no forno com o calor, começam a encaracolar. De seguida colocar mais 1 ou 2 folhas conforme o caso e preencher com recheio. Continuem o processo até terem umas 4 camadas. A última “fatia” pode ser de massa ou de recheio, creio que não é relevante. No fim é só meter o queijo, dar-lhe um cheirinho de pimenta y orégãos e dar-lhe um pouco de bechamel ou natas como preferirem. Meter no forno pré aquecido até que o queijo comece a ficar com uma tonalidade acastanhada, tostar ao fim ao cabo. E já está.

Bom apetite e espero que gostem. Prometo da próxima vez que farei algo mais simples, hehehe. Chears everyone ! ;)

Hugo F.M

Sem comentários:

Enviar um comentário